Como pagar menos impostos em sua empresa

Você já deve ter ouvido falar sobre pagamento de impostos em duplicidade, ou seja, quando uma empresa paga duas vezes o valor do imposto — e sai no prejuízo.  Isso é mais comum do que você imagina, além de que, sem um planejamento correto, mesmo eliminando o risco de pagar impostos em duplicidade, ainda é possível estar “deixando dinheiro na mesa”, como diz o ditado popular.  Contudo, existem meios (legítimos, é claro) para pagar menos impostos em sua empresa, e é sobre isso que nós vamos falar hoje. Para aprender a se livrar dos impostos desnecessários, continue nos acompanhando!

1. Escolha a melhor natureza jurídica

Esse é, basicamente, o primeiro mandamento da economia de impostos desnecessários. O enquadramento jurídico correto vai te poupar de possíveis dores de cabeça e confirmar que o seu negócio esteja no enquadramento que atende às suas necessidades, definindo os impostos que deverão ser pagos pela sua empresa e como eles serão recolhidos. 
Os principais, são: Sociedade Limitada (LTDA), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Empresário Individual (EI), Microempresário individual (MEI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e Sociedade Anônima (S/A).

2. Planejamento tributário nunca é demais

Agora que você já possui uma natureza jurídica que atende ao seu negócio e define com exatidão quais impostos devem ser pagos, chegou a hora de fazer o seu planejamento tributário. 
Esse passo vai te auxiliar a controlar o fluxo de caixa  e balanço financeiro da sua empresa. Dessa forma, você estará cada vez mais perto de identificar oportunidades para diminuir os seus impostos.

3. Contas pessoais e contas da empresa: não misture!

Um dos maiores erros que alguém pode cometer é misturar as contas pessoais com as contas da empresa. 
Isso porque essa mistura pode gerar (e vai gerar!) uma enorme desorganização que pode aumentar os seus impostos, além de acarretar em multas. Ou seja: é só prejuízo. 
Por isso, sempre invista na organização financeira do seu negócio, focando na produtividade e estratégias capazes de reduzir as suas colaborações.

4. Pague impostos sobre o valor líquido

Você trabalha na área da saúde? Então é possível pagar menos impostos ao colaborar apenas sobre o valor líquido! 
Em outras palavras, se você trabalha em consultórios particulares ou convênios, é possível retirar as despesas dedutíveis do seu faturamento e pagar apenas o valor restante.

5. Benefícios fiscais

Você já parou para analisar a legislação federal, estadual ou municipal referentes à atividade da sua empresa? 
Isso pode te poupar de muitos impostos desnecessários, porque é possível identificar benefícios fiscais que podem diminuir e até mesmo eliminar alguns dos impostos que você ainda paga.

6. Terceirização é economia

É comum aquela ideia de que terceirizar é aumentar os gastos. Afinal, você estaria pagando outra pessoa para fazer um serviço que, em tese, você pode fazer.
Contudo, essa é uma ideia que pode te colocar em uma situação delicada. Ao colocar todas as demandas para a sua equipe, você pode sobrecarregar os colaboradores da sua empresa, diminuindo a produtividade e lucratividade. 
A nossa sugestão é a terceirização da contabilidade do seu negócio. Dessa forma, você conta com o conhecimento e experiência de especialistas no assunto, que podem se dedicar integralmente ao seu negócio e trabalhar em prol da sua lucratividade ao identificarem oportunidades de redução e recuperação de impostos.

Comece a recuperar impostos hoje

Para isso, você pode contar com uma assessoria contábil especializada em recuperação tributária!  Esse é um serviço totalmente legal e que pode recuperar até R$ 2 milhões para a sua empresa, gerando caixa e lucratividade. E o melhor de tudo: após a identificação dos impostos a serem recuperados, o dinheiro cai na conta da sua empresa em menos de 3 meses.  E o melhor de tudo: o Grupo Lima é especialista em recuperação e redução de impostos e pode te auxiliar a economizar e lucrar. Se isso te interessa, entre em contato conosco e faça a sua análise gratuita!